quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tudo começa na família

Mesmo considerando todas as diferenças, há normalmente um processo de socialização formal, por instituições como escola e Igreja, e um processo mais informal e abrangente, que acontece inicialmente na família, na vizinhança, nos grupos de amigos e pela exposição aos meios de comunicação.
O ponto de partida é a família, o espaço privado das relações de intimidade e afeto, em que, geralmente, podemos, encontrar alguma compreensão e refúgio, apesar dos conflitos. é o espaço onde podemos aprender a obedecer a regras de convivência, a lidar com a diferença e a diversidade.



Os espaços públicos de socialização são todos os outros lugares que frequentamos em nosso cotidiano.  Neles, as relações são diferentes, pois convivemos com pessoas que muitas vezes nem conhecemos. Nesses, espaços públicos, não podemos fazer muitas das coisas que em casa são permitidas, e precisamos observar as normas e regras próprias em cada situação. 
Há, entretanto, agentes de socialização que estão presentes tanto nos espaços públicos como nos privados: são os meio s de comunicação (o cinema, o rádio, a televisão, os jornais, as revistas, a Internet e o telefone celular). Estes talvez sejam os meios de socialização mais eficazes e persuasivos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário