quarta-feira, 1 de maio de 2013

Atividade Avaliativa II - Pesquisa



Pesquisar em jornais, revistas ou internet outras entrevistas dadas por sociólogos sobre problemas atuais e mostrem em um pequeno trabalho escrito como esses profissionais se desvinculam do senso comum para fazer suas análises. 

  • O trabalho escrito deverá conter no mínimo 15 linhas;
  • Deverá utilizar a forma culta da escrita;
  • A entrega da pesquisa deverá ser lincada em forma de comentário, juntamente com o trabalho escrito, identificado com nome, número, série e escola.

Esta atividade estará liberada para a realização no período de 
01/05/2013 à 18/05/2013.


25 comentários:

  1. cristian willian martins n:10 1F MAB
    http://www.youtube.com/watch?v=e47pDedxGU8

    esse sociologo da as noticias bem claras sem faltar fatos ele aprofunda sua reportagem isso na sociologia é um censo cientifico que e aprofundar os fatos o jornalista sociologo nao fala de maneira simples ele da riquesa aos fatos .
    quem é sociologo tem muito mais o publico porque da os fatos reais descobre completamente o que aconteceu a sociologia esta presente em nos sempre aprofunde os fatos para dar seus fatos tim por tim sem faltar nenhum detalhe...

    ResponderExcluir
  2. Vinicius kiyoshi Pereira Camargo nº 38 1ºF MAB

    http://www.ihu.unisinos.br/noticias/519271-mudar-o-que-e-possivel-hoje-sociologo-fala-da-retomada-de-manifestacoes-juvenis


    Na entrevista com o sociólogo Gabriel Brust o entrevistador pede para ele dar suas opiniões e motivos das manifestações dos jovens em Porto Alegre.Usando de seu senso científico ele responde as perguntas do repórter, para dar uma resposta mais concreta para o reporte ele faz comparações com recentes manifestações semelhantes mas em outros países, dá suas hipóteses do real motivo porque as manifestações desse gênero estão começando a ocorrer com mais frequência no Brasil. Ele também fala sobre a homofobia no Brasil que esta atingindo até a classe alta no Brasil,ele compara as manifestações dos jovens e afirma que as redes sociais na maioria dos casos está envolvida, também afirma que o individualismo acabou totalmente e diz que o maior motivo dessa quebra do individualismo são as redes sociais como Facebook, em um certo momento da entrevistam do repórter pergunta se a maioria dos jovens de hoje são compreendidos e ele responde que não e utilizando de suas pesquisas e comparações ele utiliza do seu senso cientifico e da sua resposta. nessa entrevista percebemos que os sociólogos e pessoas que tem um senso cientifico mais treinado conseguem enxergar a outra face da moeda e respondendo as perguntas mais complicadas em termos sociológicos.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Raina Beatriz Barros Almeida N°:41 Série: 1°A

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/precisamos-de-uma-nova-policia-diz-sociologo

    Comentário:

    o sociólogo Cláudio Beato afirma que precisamos de mais polícia altamente capacitados para tais crimes como violência "Precisamos de policiais com perfil diferente daquele de que dispomos no Brasil hoje. Policiais em outros países têm sido formados para a compreensão da complexidade do fenômeno criminal, com habilidade para identificar padrões e analisar dados de diversas naturezas e serem capazes de incorporar esse conhecimento no planejamento e investigação policial"diz ele. a criminalidade no mundo cresceu muito nos últimos anos no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Rafaela Oliveira Machado nº40 1°A 'MAB'

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-08/%E2%80%9Csituacao-de-violencia-no-brasil-e-de-pandemia%E2%80%9D-diz-sociologo


    Pelo que eu entendi o sociologo Julio Jacobo Waiselfisz fala que no brasil o caso de violência é mais alto do que outro país, há leis, mais qualquer pessoa que violenta não as respeitam,elas sabem que existem mais finge que não sabe de nada, a violência envolve os seguranças que trabalham fazendo bico quando policiais estão de folga.
    As violênciais no brasil realmente é maior do que em outro país, no brasil há até policiais que se dizem bandidos, que até matam para se defender... o que é errado, se a pessoa se quis ser policial, ela tem que defender o brasil, diminuindo as violências, diminuindo as mortes e não virando um dos bandidos, que há muitos no brasil infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Nome:Adunias Rodrigues Da Silva Filho N01 1A MAB
    Nome:Matheus Antonio Amaral da Silva N31 1A MAB

    http://racismoambiental.net.br/2010/11/uma-guerra-pela-regeografizacao-do-rio-de-janeiro-entrevista-especial-com-jose-claudio-alves/

    Comentário:

    ResponderExcluir
  6. http://veja.abril.com.br/160800/entrevista.html

    Cícero Bruno Rafael de Medeiros Souza n°08 1°A
    Monique F.da Rosa Dos Santos n°36

    Na entrevista com o sociólogo Glaucio Ary Dillon Soares, entendemos que nem sempre porque o estado é mais pobre,é o maior na violência,e que o brasil deveria investir mais na educação saúde e na criação de novos empregos. O povo brasileiro não é violento,mas sim é um país com bolsões de violência. É fácil dizer que a cordialidade brasileira está desaparecendo cada vez mais e o povo brasileiro está se tornando cada vez mais violento. Percebemos que o brasileiro é violento porque já vem com essa cultura,ou seja,cresce vendo violência e mortes no lugar em que vive. A pobreza contribui para a violência, mas é apenas uma das condições que levam ao crime,então a relação entre pobreza e crime não é automática. Muitas vezes acontecem violência pelo fato da desigualdade social,falta de educação,desagregação familiar,a disseminação das drogas e o tráfico de armas , mas como diminuir a violência? O Brasil deveria investir principalmente em campanhas contra o tráfico de armas, entre outras.

    ResponderExcluir
  7. Alax de Jesus Camargo Nº2 1ºa mab


    http://www.youtube.com/watch?v=pUGRWH8Yo7o

    Comentário:

    Um traficante de mulhéres pode receber pelomenosuns 3000.000.oo por pesoa q eles léva para oh esterio,prisipalmente sao as mulhéres q são seu alvo fácil em seu golpe para traficá-las paro exterior que quando chega la elas só vão vê q elas foram em ganadas,para se prostitui no esterior en vez de ce onde élas ia fazer ceus cer visos no esterior exenplo: churrascaria bar pisaria e garsonéteeles falam que vai ganha bem mais do q no brasil exemplo: o caso das espanha q tinha traficado meninas de diversos países do mundo como Brazil,russia,E.U.A e canada etc.eles ganha bem mais que um traficante de drogas e armas para outro lugar do mundo..

    ResponderExcluir
  8. Carlos Alberto Medeiros Filho Nº04 MAB

    http://oficinadesociologia.blogspot.com.br/2008/02/o-que-trfico-de-seres-humanos.html

    Nessa entrevista do sociólogo Carlos Serra ele fala sobre o trafico de pessoas espacialmente sobre o trafico de crianças e mulheres e as pessoas são traficadas sendo iludidas. As crianças são traficadas para serem vendidas já as mulheres são traficadas especialmente para exploração sexual. Também muitas vezes as pessoas são traficadas para que possam retirar seus órgãos.

    ResponderExcluir
  9. nome: Andre Luiz de Souza n°03 1°c
    nome:Eduardo Zippel n°07 1°c MAB

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-08/%E2%80%9Csituacao-de-violencia-no-brasil-e-de-pandemia%E2%80%9D-diz-sociologo

    comentario:

    ResponderExcluir
  10. Karen Cristina de A. Poveda, Karina Campos Da Silva n° 20,21 1°c MAB

    http://www.brasilescola.com/sociologia/prostituicao-infantil.htm

    comentário

    no brasil mais de 250 mil crianças estão se prostituindo muitas vezes por causa de dinheiro para poder sustentar a família ou porque são obrigadas a se prostituir, todos procuram o sexo barato e fácil de se achar.
    tem alguns turistas que é se dado o nome de TURISMO SEXUAL, que consiste a chegada de vários estrangeiros a procura de sexo.
    algumas garoas aceitam fazer programas ganhando droga são em vez de dinheiro,tem alguns psicopatas que abusam de crianças menores tem ate caso de crianças engravidarem.
    as drogas podem ser um caminho para que as meninas possam se prostituir porque as que estao viciadas fazem de tudo para comprar as drogas.

    ResponderExcluir
  11. Thiago Henrique Martins e Guilherme Boaventura De Ramos Nº14 e Nº39

    http://mulheresinvisiveis.wordpress.com/2012/10/04/prostituicao-x-trafico-e-mulheres/

    Comentário:

    O trafico de Mulheres vem crecendo cada vez, Porem nao sendo novo, tem sido, na última década, objecto de um reforço legislativo destinado ao seu combate, Porem as iniciativas dos politicos de combate ao trafico sexual nao está sendo muito eficas pois eles nao olham dão muita "bola" para o trafico sexual e sim para os outros que pra eles são mais prejudicias a sociedade de todos os estados e paises. Poucas pessoas podem ajudar as mulheres traficadas, algumas mulheres sao realmente prostitutas, ou se volutaria para ir trabalhar na boate ou alço do tipo enquanto umas sao levadas ilegalmente, sem permissao da vitima. e tambem o trafico sexual está realmente longe de ser um problema isolado as suas causas estao juntas de outros fenomenos socias como por exemplo: económicos, políticos e culturais. O trafico sexual de Mulheres é uma Lei decretada em 1982 estabelecida no artigo 217.º, n.º1 que “quem realizar tráfico de pessoas, aliciando, seduzindo ou desviando alguma, mesmo com o seu consentimento, para a prática, em outro país, da prostituição ou de actos contrários ao pudor ou à moralidade sexual, será punido com prisão de 2 a 8 anos e multa até 200 dias”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs esquecerão de dizer ki vcs são do MAB 1ºC...

      Excluir
  12. Nome: Débora Rodrigues de Melo n° 06
    Nome: Amanda Santana N°02 1ºC

    http://nogueirense.com.br/entrevista-da-semana-luiz-rossi/

    Comentário:

    Os adolescentes entram no mundo das drogas porque foram criados numa estrutura familiar ruim,por modinha dos "amigos" e curiosidade de saber como é.As drogas estão em toda parte,qualquer um pode ir lá e comprar,como os jovens não tem noção são alvo fácil destas porcarias,não adianta fazer grandes campanhas falando sobre esse assunto,porque os jovens não vão dar atenção,é preciso investir mais nas famílias,se prepararmos os pais os filhos saberão oque é bom e errado para eles.

    ResponderExcluir
  13. nome:roberto dos santos gonçalves n:34 serie: 1C MAB
    nome:fellipe alves gouvea n:10 serie: 1C MAB

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4812673-EI6578,00-UPPs%20bloqueiam%20cadeia%20do%20trafico%20afirma%20sociologo.html

    comentario: sempre há individuos que trazem drogas e varias séries de outras atividades ilegais, como a gente tem acompanhado pelos noticiários. a prostituição, a cobrança ilegal de tarifas sobre o gás, transportes alternativos. Então, na verdade, o crime-negócio é uma rede que não se resume a apenas aquele ganho com o tráfico de drogas. Uma dinâmica que é interrompida pelo fenômeno dessa política das UPPS. Dessa forma, essa dinâmica não consegue se fechar, se articular. O lucro obtido através da venda de armas só acontece se há combate entre as facções. Para o traficante de armas, que, frequentemente, é o mesmo fornecedor de drogas, interessa que existam diferentes facções que se digladiem.
    Se não há a venda de drogas, que determina uma série de outras dinâmicas, mas que não se resume à venda de drogas, e se não há confronto entre as diferentes quadrilhas, não há demanda por arma nova. Então, o advento da UPP interrompe uma série de outras atividades ilegais que participam do crime-negócio. A questão da UPP não se resume a apenas ocupação territorial, mas a uma tentativa de bloquear essa série de outras atividades ligadas ao tráfico de drogas, das quais o tráfico depende.

    ResponderExcluir
  14. Nome : Murilo Antunes Duarte Nº 43 1ºB

    Site : http://oficinadesociologia.blogspot.com.br/2008/02/o-que-trfico-de-seres-humanos.html



    Comentário :Eu acho que deveriam dar mais atenção para o tráfico de seres humanos, pois é muito errado fazer isso com pessoas inocentes e que querem tentar a sorte na vida la fora, mas tem algumas pessoas que não estão nem ai para os seres humanos.

    ResponderExcluir
  15. nome; daniel bruno ribero duarte nº10 1ºb


    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/tag/descriminacao-da-maconha/

    Eu entendi que as críticas que recebemos se baseiam na ideia de que não se deve fazer nada com os dependentes a não ser que eles procurem ajuda. Trata-se de uma atitude muito cômoda e prejudicial ao viciado e à sociedade. E a lógica perversa da omissão. Ela se vale de uma total inversão de valores em que sai ganhando não o governante que faz. mas o que deixa de fazer. Se não combate o crime, não é acusado de encher as cadeias. Se não reprime o consumo de crack, não é acusado de truculência. Se não interna dependentes químicos, não é acusado de desrespeitar direitos individuais. É assim que o inoperante, o omisso se livra de críticas. Eu não me deixo paralisar pela lógica perversa da omissão. Prefiro agir e ser criticado a me omitir e não enfrentar o problema. Sei que as mães e os pais dos dependentes se sentiram atendidos. Ouço o clamor dessas mães e também o dos pais e até o de filhos desses dependentes. Vejam o caso da jovem que dopou o pai para levá-lo à internação. Não temos o direito de ignorar essa tragédia. Vou enfrentar quaisquer críticas, mas, repito, não vou me omitir

    ResponderExcluir
  16. Nome: Karolayne de Jesus Infanti - nº19 - 1ºB - MAB

    http://beneviani.blogspot.com.br/2013/04/o-suicidio-e-batalha-por-sua-prevencao.html

    - os fatores que levam ao suicídio são bastantes curiosos, a alguns anos muitos casos de suicídio eram por causa do vírus do HIV isso diminuiu. Porém entre 1980 e 2008 os casos de suicídio entre homens quase dobrou, nessa época as pessoas se tornaram mais violentas,e o suicídio entre jovem está em uma taxa bem grande... E ainda poderia ser maior pois quando uma pessoa ingere um veneno e vai parar no P.A, o caso é registrado como intoxicação; se ela corta os pulsos, lesão cortante. Em 1953 foi criado um grupo chamado CVV e Samaritans que ajuda crises que poderiam se tornar atos suicidas. Um fato interessante é que quando ocorre um suicídio na família os sentimentos que ficam pode levar algum ente querido a também cometer um suicídio.O suicídio não é uma simples vontade, é geralmente um distúrbio mental não tratado. A mídia poderia ajudar a diminuir os casos de suicídio, porém da forma certa, sem julgar nem explicar maneiras, mas sim orientar.

    ResponderExcluir
  17. Tainá Gabriela Antunes - n°34 - série 1°B - MAB

    Entrevista com o sociólogo Luiz Augusto Rossi, que fala sobre a base familiar, educação no lar e na escola e a transmissão de valores e princípios. Tendo como tema: "Pais que não colocam limites criam filhos sem limites".
    O sociólogo fala que antigamente as famílias tinham como base de educação os princípios familiares e religiosos. Fala se que tudo era mais rígido, as crianças temiam de uma certa forma os pais, obedecendo eles e suas regras.
    Logicamente, hoje em dia não é mais assim. Pessoas estão dando mais valor em bens materiais, com isso, consumindo mais. Mas, para consumir é preciso de dinheiro e para ter dinheiro é preciso trabalhar.
    Hoje em dia já há recursos como creches, escolas em tempo integral, enfim, para que os pais possam trabalhar e deixar seus filhos lá, mas também há um lado negativo, pois os pais estão passando a responsabilidade de educar seus filhos a essas entidades. Pegando eles só apenas depois do trabalho, tendo muito pouca comunicação.
    Não é a tia da creche ou o professor(a) da escola que vai mandar seu filho(a) não sair em finais de semana para festas, não são eles que vão proibir de ficar na rua até tarde da noite, enfim.. Não é só responsabilidade do professor(a) educar, os pais devem também. Pois quando acontecer algo, vão culpar autoridades, mas foram eles mesmos que colocaram sua obrigação em mãos de professores.
    Um bom pai e mãe, deve sim educar seus filhos com princípios, amor, sem bater, mas sim com conversas, e sem bajular os mesmos.
    Mostrando que não é na rua o lugar onde se vai aprender coisas boas, mas sim na escola. A rua é perfeita, só te dá prazer, mas é na escola que você vai aprender a ter uma visão complexa das coisas. É na escola que você vai se ingressar em um bom futuro profissional. Mas para que tudo isso aconteça, é preciso da colaboração dos pais.

    http://nogueirense.com.br/entrevista-da-semana-luiz-rossi/

    ResponderExcluir
  18. Luana Maria da Silva n°28 Série:1°A MAB

    http://veja.abril.com.br/160800/entrevista.html

    Nessa entrevista o sociólogo Glaucio Ary Dillon Soares especialista no assunto fala que nos ultimos anos os brasileiros ficaram menos pobres mais a criminalidade aumentou cada vez mais, ele diz que a cada sábado cerca de 100 brasileiros são assassinados. O Brasil se tornou um dos países mais violentos do mundo ele dia que só a pobreza não explica um quadro tão ruim, segunda ele o governo tem que investir mais em educação, criação de empregos e saúde.
    Realmente se o governo investisse mais em saúde educação e gerasse mais empregos o Brasil seria um pais um pouco melhor, pois geralmente as pessoas não encontram trabalho e acabam apelando para a criminalidade. Na entrevista a revista veja faz a seguinte pergunta: " O que mais é preciso fazer para reduzir a criminalidade? ", o sociólogo responde : que nos casos dos homicídios a linha de combate deveria ser contra as aramas de fofo que representam 80% das mortes em algumas cidades, diz que precisam de campanhas contara a criminalidade e para mostrar que as armas dentro de casa podem matar muito mais pessoas da família do que assaltantes,e se você compra uma arma achando que vai matar criminosos e seu filho de 8 anos pega a arma para brincar e acaba morrendo e ai? .
    Ele diz também que os policiais são muito corruptos e há casos de policias também envolvidos em crimes como trafico de drogas, assassinatos, lavagem de dinheiro.
    Para que se evite esse tipo de coisas é preciso uma boa educação de casa e orientação e o governo deve fazer campanhas e mobilizações e rever algumas leis.

    ResponderExcluir
  19. Nome: Bianca Cristina D. Moreira Nº:06 1ºB MAB
    Nome: Nicole Garcia de Souza Nº:30

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1187588-nao-sou-contra-negociar-com-o-crime-organizado-diz-sociologo.shtml

    Nessa entrevista o sociólogo Claudio Beato disse que a política de segurança não desmoronou, que houve queda dos homicídios devido alguns investimentos em departamentos como o de homicídios.O sistema prisional brasileiro é falido por que perdeu o controle interior das prisões para facções criminosas pois eles continuam comandando o crime fora das prisões.É impossível não deixar o crime acontece mas existem alguns recursos que podem ajudar para que isso não aconteça .A Rota e o Bope não vão conseguir solucionar o crime dessa maneira pois o crime nunca vai acabar declarando guerra .
    O secretário Antonio Ferreira Pinto diz que o PCC não tem importância mas não é bem assim . Entre esses dois opostos, é difícil saber qual é o tamanho do PCC. Seria um grande serviço para a sociedade, e a própria polícia, saber exatamente o que está acontecendo. A falta de informação aumenta a sensação de insegurança.
    A policia militar e policia civil são incapazes de resolver o problema de segurança pública .
    No final da entrevista o sociólogo fala que uma hora ou outra o país fará um acordo com o PCC, isso será necessário.

    ResponderExcluir
  20. Isabelle Caroline Fereira N18 1°A
    MAB

    http://literaturaclandestina.blogspot.com.br/2012/09/entrevista-com-o-sociologo-antonio.html

    Antônio Mateus Soares, faz uma análise contundente e até certo ponto apaixonada, não poupa nem mesmo o governo que diz não ter ajudado a eleger, e que, em sua opinião, estaria promovendo a “satanização” de algumas categorias.
    Muito interessantes sua entrevista, traçou verdadeiramente como nossa sociedade se comporta perante as agruras que a mesma tem passado, gostei da analise sobre o posicionamento de uma esquerda que assumiu o poder travestido de "heróis" e de uma sociedade altamente carente de educação saúde.
    Entrevista interessantíssima! Impressionante a autenticidade do sociologo Antônio Mateus.
    Num programa sobre eleições municipais, na TV Band Bahia, onde o sociólogo debateu sobre o esvaziamento da cidadania e do sentido democrático.
    Gostei muito da entrevista, mas penso realmente, que o brasil precisa de mais sociologos de qualidade como este.

    ResponderExcluir
  21. Erik Batista Domingues n°8 1°C MAB

    site: http://www.brasilescola.com/sociologia/violencia-no-brasil.htm

    Temos visto a cada dia que passa, pessoas morrendo através de balas perdidas vindo de bandidos e policiais, pessoas inocentes morrendo e o governo não faz NADA, o que me deixa extremamente revoltado é que nessas horas não aparece NINGUÉM pra dar satisfações as pessoas que elegeram esses políticos, que ao invés de ajudar está causando muita dor e revolta na população.
    O povo deveria se unir e procurar eleger um novo governo para governar o pais. Pessoas que entendam de politica, mais que não são políticos. A marginalidade cresce a cada dia porque? porque existe a impunidade. ou seja pessoas matam pessoas inocentes, estrupam pessoas, e a justiça solta.... a justiça então é dinheiro? pois é, enquanto não se mudar as leis neste pais coisas piores acontecerão.....

    ResponderExcluir
  22. http://nogueirense.com.br/entrevista-da-semana-luiz-rossi/

    Nome:Bruna Carolina Nº07 1ºB MAB
    Nome:Jéssica Caroline Nº17 1ºB MAB

    A entrevista com o Sociólogo Luiz Rossi fala sobre as drogas no meio das famílias.
    A responsabilidade de educar seu filho é sem duvida da família, tem que existir respeito entre pais e filhos irmãos e irmãs e com todo o resto da família.
    Hoje em nosso meio esses conceitos de respeitar, estão sendo banalizados e esquecido pelos pais ou responsável, antigamente os filhos eram criados de forma mais rigorosa e mais rígida eles aprendiam a respeitar mais os seus pais ou qualquer pessoa em seu meio oque hoje é muito difícil de se ver e de se achar nas pessoas de hoje em dia até existem mais não são muitos são a minoria.
    Já no começo da vida era ensinado seus valores éticos e morais que eles guardavam para o resto de suas vidas, para depois poder ensinar para seus filhos e netos também mais está difícil de ensinar esses valores para as crianças e adolescentes de nosso meio.
    Nos dias de hoje as pessoas estão ficando mais individual, tem uns pais que só lembram dos filhos quando eles estão doentes ou com algum problema, porque tem vários responsáveis que tem tempo para seus filhos contratam babas para cuidar sendo que tem tempo o suficiente para dar amor e carinho para seus pequenos ou ate seus grandes filhos.
    E tem vários filhos que crescem revoltados sem o amor e o carinho da família, e para tentar se sentirem bem pensam que as drogas vai preencher o vazio que esta no peito sem a harmonia com a família.
    Eu não estou dizendo que todas as famílias tratam os filhos assim mais tem vários pais que trocam os filhos pelas noites pelas baladas pensam que no futuro o filho não vai se revoltar mais estão pensando errado, porque eu conheço mães que deixavam seus filhos de lado e depois que o filho cresceu e se tornou adolescente e se revoltou e fica se perguntando porque a mãe tratavam ela assim.
    Tem pais que não dão limites aos seus filhos, e eles crescem sem limites não se preocupam em acompanhar seus filhos e depois choram ao verem seus filhos mortos ou presos, depois eles tentam culpar outras pessoas sendo que os próprios culpados são os pais mesmos.
    Um bom pai e uma boa mãe são aqueles que estão presentes a todo momento, é aquele que deixa de fazer uma coisa importante pra da atenção para seu filho ajudar na lição de casa, pais companheiros são aqueles que os filhos se abrem contam as coisas mais absurdas que fez e os pais ouvem e dão conselhos.
    Bons pais é aquele companheiro.

    ResponderExcluir
  23. Alicia Cristina de Jesus n°47 1°A MAB
    Karina Munhóz Moura n°26 1°A MAB

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/precisamos-de-uma-nova-policia-diz-sociologo
    O sociólogo Claudio beato estuda o fenômeno da escalada da violência no país há mais de duas décadas. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comanda o Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública. Ele defende profundas reformas na gestão da segurança – o que, ressalta, implica necessariamente alterar a Constituição. “Hoje, somos obrigados a ter Polícia Militar e Civil. O resultado é que temos duas polícias que não somam uma e não dialogam”, diz. Para realizar a necessária reforma, o especialista diz que o governofederal precisa exercer uma posição de liderança, que incluiria mais investimentos em capacitação e inteligência. “Policiais em outros países têm sido formados para a compreensão da complexidade do fenômeno criminal”, afirma, acrescentando que a legislação brasileira privilegia a impunidade.
    Podemos dizer que tem que haver uma liderança estratégica que possa ter definições na justiça e segurança.
    Precisamos de policiais com perfil diferente daquele de que dispomos no Brasil hoje. Policiais em outros países têm sido formados para a compreensão da complexidade do fenômeno criminal, com habilidade para identificar padrões e analisar dados de diversas naturezas e serem capazes de incorporar esse conhecimento no planejamento e investigação policial.
    Precisamos começar com os processos de reengenharia institucional, tal como ocorreu nas polícias de Nova York ou Los Angeles, especialmente no preparo de profissionais que saibam gerir as ferramentas de análise e informação para fins de gestão e aferição de resultados das atividades policiais. Temos também projetos pontuais de controle de violência de gangues feitos anteriormente em Boston, ou o projeto atualmente desenvolvido pelas escolas de Chicago, onde são identificadas através de análise estatística as vítimas em potencial da violência, com o intuito de evitar que elas se tornem vítimas.
    Sobre os jovens e Esses projetos padecem de falta de foco. Não existem jovens de 15 a 24 anos em abstrato. Eles residem em diferentes territórios nas cidades, podem estar envolvidos ou não com gangues, são usuários de drogas e em contato mais ou menos frequente com o sistema de Justiça e centros de internação ou prisões, frequentam ou não escolas, oriundos de famílias desestruturadas ou não e assim por diante.
    Existem vários exemplos, e o mais destacado deles em termos de inteligência estritamente policial está na Polícia Federal. Diversos estados têm investido na profissionalização de analistas criminais e na implementação de tecnologias de mapeamento de crimes e de organização de dados para a orientação do planejamento.
    O Sociólogo também diz que também é evidente que o aumento da população prisional diminui o crime, e diversos estudos atestam isso. Mas a questão é o custo associado a esse processo. O custo econômico dos presos é muito alto, e se for menor de idade é ainda muito maior. Diversos estudos mostram que estratégias de prevenção e repressão, muitas vezes combinadas entre si, obtêm o mesmo grau de sucesso a um custo bem menor. Não significa que temos que abrir mão do sistema prisional, mas que podemos utilizá-lo de forma muito mais seletiva e racional, em combinação com outras formas de controle do crime.



    ResponderExcluir