domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como pensar diferentes realidades

O imediatismo do Olhar

Distinguir o conhecimento do Senso Comum do conhecimento Científico, não é uma tarefa fácil, mas inicialmente para facilitar este entendimento iniciaremos com as definições de ambos:

Senso Comum: significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas experiências, vivências e observação do mundo.

Conhecimento Científico: é o conhecimento racional, sistematizado, exato e verificável da realidade;

O olhar do senso comum em contraposição do olhar científico

O olhar humano está cheio de prenoções sobre a realidade, o que nos achamos e etc, o que nos ajudam a compreender melhor nossa realidade (senso comum). O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível. O conhecimento científico muitas as vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum, a ciência se constrói a partir  de um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típico do senso comum. Para lançar um olhar sociológico para a realidade é necessário afastar-se dessa forma comum de observar a realidade, deixando de lado questões como: "porque vi", "eu acho", "todos dizem" e etc.

Tal maneira de observamos a realidade podem nos acarretar alguns problemas. Segundo (DEMO, 1987)

  • Imediatista: se caracteriza por ser extremamente simplista, não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem.
  • Superficial: esta relacionada com o fato de que ele se conforma com a aparência. expressa-se por frases como: "PORQUE VI", "PORQUE SENTI", "PORQUE DISSERAM", "PORQUE TODO MUNDO DIZ" segundo (ANDER-EGG apud MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 77).
  • Acrítico: não estabelece uma visão aprofundada do que se vê, não questiona o que é dito.
  • Cheio de sentimento: é excessivamente marcada pelas nossas emoções, tiram a objetividade da pessoa, não estão baseadas na razão.
  • Cheio de preconceitos: é o conceituar antecipadamente, é a atitude de achar que já se sabe, sem conhecer algo de verdade, repletas de juízo de valor.

Importante Ressaltar !!!

Todas as formas de observação acima citada estão intimamente relacionadas pois uma alimenta a outra, se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. Esta postura é conhecida como o Olhar do Estranhamento.

18 comentários:

  1. Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CLARO Q N NÉ

      Excluir
  2. hehehehe... bibiografia não, mas bibliografia o cara já citou no texto... hehehehe...

    ResponderExcluir
  3. rs, o povo sacaneia;
    Achei a explicação simples e de fácil compreensão.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk TROOL

    ResponderExcluir
  5. Krlh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    ResponderExcluir
  6. A divergência de pensamento é muito importante para os grandes pensadores e para a sociedade em geral, pois, é com a diferença de idéias que surgem novas e importantes opiniões.

    ResponderExcluir
  7. saudades do governo lula kkkkk só isso mesmo

    ResponderExcluir
  8. Comentários foi feito para se fazer referência ao que se ler não coisas ridículas que deixaram. O povo precisa crescer

    ResponderExcluir