segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Homem como ser Social

A Sociedade dos Indivíduos 

O que vem primeiro, o indivíduo ou a sociedade? Os indivíduos moldam a sociedade ou a sociedade molda os indivíduos?
Em poucas palavras, podemos dizer que indivíduos e sociedade fazem parte da mesma história, escrita pelas Relações Sociais. Não há separação entre eles.

O Fato de precisarmos uns dos outros significa que não temos autonomia? Até que ponto dispomos de liberdade para decidir e agir? Até que ponto somos condicionados pela sociedade? A sociedade nos obriga a ser o que não queremos? E nós, podemos mudar a sociedade?

Para estudarmos estas e outras questões analisaremos mais a fundo essa unidade de nossos estudos.

Os indivíduos, sua história e a sociedade


Nas diversas formas de sociedade percebemos que só na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância, pouco valor se dava à pessoa única na antiguidade. A importância do indivíduo estava inserida no grupo a quem pertencia (família, Estado, clã, etc.), apesar das diferenças naturais entre os indivíduos, não havia se quer a hipótese de pensar em alguém desvinculado de seu grupo. 

No século XVI, com a Revolução Protestante, o ser humano passa a ter "domínio e poder" próprio  no século XVIII o capitalismo e o pensamento liberal contibui colocando a felicidade humana no centro das atenções, não se tratava de felicidade como um todo, mas de sua expressão material (ser proprietário de bens, de dinheiro, ou apenas de seu trabalho).

Mas como indivíduos e sociedade se tornaram uma só engrenagem?
Um conceito importante para investigar essa questão é o Processo de Socialização, que começa pela família, passa pela escola, passa pelos meios de comunicação, pelo convívio com a comunidade do bairro, da igreja, do clube ou das festas populares e etc.

O Homem é um ser social


O homem é um ser social que se encontra inserido em um conjunto de redes sociais mais amplas (família, amigos, comunidade religiosa, vizinhança, colegas de trabalho, etc.) Inserido nesses grupos sociais, adquire sua identidade enquanto ser humano e os meios fundamentais para a sua sobrevivência.


4 comentários: