quarta-feira, 17 de abril de 2013

Encerramento das Atividades no Blog

Atenção somente serão aceitas as atividades entregues até o dia 20/04/2013 (sábado), passando desta data, as atividades não serão mais computadas no sistema de avaliação deste bimestre, encerrando assim definitivamente o prazo para entrega.
Se por algum motivo de força maior você não tenham entregue alguma das atividades, este é o momento, não percam tempo, realizem todas as atividades para não prejudicarem o seu desempenho escolar.

Fique atento !





Atividade avaliativa diagnostica presencial

Caros alunos, fiquem atentos pois iniciaremos a etapa de avaliação em sala de aula, que será realizada do dia 22/04/2013 à 26/04/2013, observe o calendário que foi estipulado para sua turma, não faltem, estudem e boa sorte a todos.



Escola
Turma/Classe
Data
MAB
1º F
24/04/13 – Quarta-feira
MAB
1º A / 1º B / 1º C
25/04/2013 – Quinta-feira
CORONEL
1º E / 1º F / 1° G / 1° H / 1º I
26/04/2013 – Sexta-feira

domingo, 14 de abril de 2013

Interpretando...


Estratégia Adotada

Abordaremos a exibição de trechos do filme Náufrago, de Robert Zemechik, aconselho a todos que assistam está obra na integra, pois nosso tempo é muito reduzido em  sala de aula.


Procuraremos despertar a reflexão sobre a concepção do homem com um ser social. Através do estranhamento de si mesmo com relação ao espaço (onde), à temporalidade (quando) e ao modo como vive.

Após as discussões em sala de aula como auxilio de seu professor responda as seguintes questões:


sábado, 13 de abril de 2013

Atividade Avaliativa Diagnostica em Sala de Aula


Cenário  da Sociabilidade Cotidiana

Vizinhos e internautas

R
io de Janeiro – Estudiosos do comportamento humano na vida moderna constatam que um dos males de nossa época é a incomunicabilidade das pessoas. Já foi o tempo em que, mesmo nas grandes cidades, nos bairros residenciais, ao cair da tarde era costume os vizinhos se darem boa-noite, levarem as cadeiras de vime para as calçadas e ficar falando da vida, da própria e da dos outros.
A densidade demográfica, os apartamentos, a violência urbana, o rádio e mais tarde a TV ilharam cada indivíduo no casulo doméstico. Moro há 18 anos num prédio da Lagoa; tirante os raros e inevitáveis cumprimentos de praxe no elevador ou na garagem, não falo com eles nem eles comigo. Não sou exceção. Nesse lamentável departamento, sou regra.
Daí que não entendo a pressão que volta e meia me fazem para navegar na Internet. Um dos argumentos que me dão é que posso falar com pessoas na Indonésia, saber como vão as colheitas de arroz na China e como estão os melões na Espanha.
            Uma de minhas filhas vangloria-se de ser internauta. Tem amigos na Pensilvânia e arranjou um admirador de Dublin, terra do Joyce, do Bernard Shaw e do Oscar Wilde. Para convencê-la de seus méritos, ele mandou uma foto em cor que foi impressa em alta resolução. É um jovem simpático, de bigode, cara honesta. Pode ser que tenha mandado a foto de outro.
            Lembro a correspondência sentimental das velhas revistas de antanho. Havia sempre a promessa: “Troco fotos na primeira carta”. Nunca ouvi dizer que uma dessas trocas tenha resultado aproveitável. Para vencer a incomunicabilidade, acredito que o internauta deva primeiro aprender a se comunicar com o vizinho de porta, de prédio, de rua. Passamos uns pelos outros com o desdém de nosso silêncio, de nossa cara amarrada. Os suicidas se realizam porque, na hora do desespero, falta o vizinho que lhe deseje sinceramente uma boa noite.

Cony, Carlos Heitor. Vizinhos e internautas. Folha de S. Paulo, 26 Jun. 1997. Opinião, p, A2.


OBS: esta atividade somente deverá ser realizada por este canal 

em caso de substituição, pois está foi realizada em sala de aula, 

não havendo a necessidade de refazer pelo Blog.


Das questões individuais às questões sociais

Alguns problemas que vão além de nosso dia a dia como indivíduos, estão ligados à estrutura de uma ou de várias sociedades. É o caso do desemprego. Existem ainda situações que afetam o cotidiano das pessoas, acontecimentos que atingem a maioria dos países como por exemplo: a crise de 1929, o ataque de 11 de setembro de 2001, às Torres Gêmeas em Nova York e etc.
Assim percebemos, que acontecimentos completamente independentes de nossa vontade nos atinge fortemente. No entanto é importante destacar que. os eventos mencionados foram resultados de algumas pessoas, que provocaram situações que foram muito além de suas expectativas 
Essas situações, além de afetar as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países, também prejudicaram indivíduos em muitos lugares, e até na satisfação de suas necessidades, como o consumo de alimentos e de combustível.
Esses pontos, que estão presentes na biografia de cada um de nós, fazem parte da história da sociedade em que vivemos e, muitas vezes, assumem forma ainda mais ampla. Tomar uma decisão é algo individual e social ao mesmo tempo, sendo impossível separar esses planos.